quarta-feira, 3 de março de 2010

O que seria de nós sem o auxílio das coisas que não exixtem...?


“O que seria de nós sem o auxílio das coisas que não existem”, dizia Paul Valèry, pensador e poeta francês (1871/1945). Que mundo doidão este em que vivemos, presenciamos cada fato engraçado que até acaba ‘salvando’ o nosso dia estressante de trabalho e canseira.
Bom, era uma segunda-feira “braba” como qualquer outra, fazia um calor danado aqui em Campinas. Em plenas 18 horas e alguns minutos da noite, as pessoas cozinhavam naquela temperatura. Não agüentei o calor, parei numa lanchonete para tomar uma Coca geladinha pra refrescar. Olha, que qualquer coisa gelada eu tomaria naquele instante: cerveja gelada, pinga gelada...kkk; o calor de verão estava castigando o povão mesmo...
A Coca-cola (não gosto da política desta empresa) ajudou-me a esquecer um pouquinho o mau humor que me acompanhava..rsrs. Após várias goladas, caminhava ‘distraídão’ em direção ao ponto de ônibus, foi quando ouvi um bêbado cantando uma canção bem junto ao ouvido de uma mulher que estava aguardando um bus também. Nossa, ele cantava alto mesmo! E era super engraçado o bêbado, pois fazia toda a pose de cantor de ópera: estufava o peito, fechava os olhos e mandava ver na interpretação. Na mulher, se via uma mistura de chateação e risos, que ela deixava escapar pelas pontas dos lábios.. A cena era cômica demais, o bêbado direcionava os dois braços a ela como que convidando para cantar tb. Ela se mostrava sem jeito, constrangida, pois todos olhavam para eles. Inclusive eu, claro.
O ébrio cantava com toda a força que tinha naquele pulmão negro a canção What a Wonderful World, de Louis Armstrong. É fato que não saía nada de inglês por aquela garganta grossa, todavia deu para identificar a canção. Isto era o que importava para o cantante bêbado e morador de rua. Eu ria muito daquela cena que via na rua. Então lembrei da frase de Paul Valèry, título deste post. Pensei comigo: “este mundo maravilhoso q ele canta não existe pra ele”. Certamente a vida daquele negro maltrapilho era um fardo pesadíssimo, dado os desafios cotidianos que enfrentava.
O que seria dele se ‘aquele mundo maravilhoso’ (que não era real na vida dele) não estivesse em sua imaginação? Ou aquela canção belíssima de Louis Armstrong? Sei não... a vida seria mais difícil certamente ao mísero negro.
Resumindo, dentro da lotação, voltando pra casa, não parava de rir sozinho, as pessoas olhavam de “canto de olho” balançando suas cabeças, achavam-me maluco, creio.
Vinha-me sempre à memória a imagem daquele ‘tenor’ da rua que, ao terminar a interpretação da canção, se inclinava esperando os aplausos dos transeuntes, estes só riam. A mulher? Bom, esta continuou lá, meio constrangida e parada com ‘cara de paisagem’...rsrs
Com tudo isto, outra recordação pulou na minha cabeça.
Lembro-me de quando eu era pequeno e morava no bairro do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo. Perto de casa, era onde terminavam as linhas dos metrôs, e logo eles seguiam para a garagem. De cima de um morro, dava pra ver aquele monte de metrô enfileirados na garagem. Em contarpartida, um monte de crianças (inclusive eu) ficavam em cima de um morro observando e esperando chegar as 18 horas para invadir a garagem e caminhar por entre os metrôs; se esconder, subir em cima, etc... Claro q, depois de algum tempo brincando, aparecia o segurança e botava a molecada pra correr. Chegando em casa, nossas mães nos aguardavam com chinelo ou cinto nas mãos. Depois de um tempo brevíssimo, só se ouvia na vizinhança uma sinfonia de gritaria e choradeira...rsrsr Era cada chinelada e cintada...! Com tudo isso, queria só dizer q aqueles metrôs para mim eram grandes “minhocões” na minha imaginação, ficava pensando em viajar em cima deles e eles, por sua vez, deslizando pelo chão. Outra coisa, naquele tempo, por ser criança, não sabia que existiam trilhos embaixo dos metrôs e trens. Eu cria q eles se locomoviam pelas sarjetas das calçadas, tanto q tinha medo de sair da calçada e ir para rua. E quando era pra eu sair, pulava a sarjeta com medo que algum “minhocão” (metrô) me atropelasse. Meus tios e amigos riam de mim aos montes...rrsr
Estas coisas nunca existiram, eram pura imaginação minha. Contudo, era divertido, auxiliavam-me demais nas minhas fantasias de criança.
Atualmente, neste mundão de Deus em que vivemos, há várias coisas que não existem também, mas que as pessoas se apegam como sendo reais; dando assim um pouco de significado às suas vidas, ou tornando esta vida mais suportável e até alegre.

Um comentário:

  1. Poxaaaa vida, q alegria a minha em saber q vou poder ler os seus pensamentos, histórias, desabafos...vc é uma pessoa mto inteligente, já deve ter lido váários livros, e passado por várias experiencias, será um prazerr...afinal nem temos como botar a conversa em dia..rs

    Felizmente ou infelizmente, temos nossa imaginação nehhh Simpa, podemos criar cenários e sonhos sem nem precisarmos estar dormindo...isso com certeza ajudaria as pessoas a viver melhor, escolher como será o seu dia, e a maneira com que encaram as coisas...Para todos, os bebados e andarilhos são sempre os loucos, mais é mto dificil ve-los chorando entre as pessoas, mesmo que tudooo peça a eles para desistir, a maioria sempre está tentando ficar bem com a vida...ao contrário d nós, que mesmo tendo tudo, mesmo não precisando usar tantooo a imaginação ainda vivemos carrancudos mtas vezs...chorando d barriga cheia.

    Saudade viu! Apareça sempre...e quem dera EUU escrever como vc...um verdadeiro escritor..rsrs
    Fica c Deus, Gih.

    ResponderExcluir